Web
Analytics Made Easy - Statcounter
A história de um Elise (com conversão em curso) - Page 8 - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

A história de um Elise (com conversão em curso)


migueldefender

Recommended Posts

Por acaso não tens fotos da firewall para ter noção de como ela está bem como a sua forma?

Pergunto isto pela seguinte razão, será que não se consegues fazer o mesmo que fizeste ao fundo do carro, mas usando uma chapa de alumínio "custom made", isto se o formato da firewall não for muito complexo...

Link to comment
Share on other sites

Não hoje, mas julgo que amanhã já te posso dizer se também tenho folga (2-3cm é uma folga gigante!!!), mas uma coisa é certa, com o antigo não tinha qualquer folga. Tinha barulhos que também eram da caixa mas folga não tinha.

Uma forma de veres se é dos cardans, é deitares-te dentro do carro e uma segunda pessoa (ou até mesmo tu) mexer no volante. Se o eixo da caixa de direcção não se mover é porque é dos cardans, se se mover então é mesmo da caixa.

Um abraço,

Miguel,

Permite-me que faça referência ao que o Nuno diz... é 2/3 mm não cm's.

Isso só nos LandRover's serie I :thumbsup:

Em relação à folga o MFernandinho já respondeu! se fosse 2 a 3 cm's ai jasus!!! É porque tinha qualquer coisa muito desapertada! yes.gif

Cheguei à conclusão que seria da caixa porque fiz exactamente o que aconselhaste. E mesmo nessa posição complicada, deu para perceber que o veio da caixa mexia.

A sensação que tenho é que a folga que sinto tem a ver directamente com a folga entre o pinhão e o sem fim da caixa.

Fico então à espera que vejas como fica a tua, para que possa, ou não, ficar mais descansado.

Quanto ao Firewall, não deve ser muito difícil mandar cortar uma chapa idêntica por laser. é uma questão de se tirar bem as medidas de todas as furações e cortes e desenhar em cad.

O que não faltam por ai são empresas que conseguem cortar isso.

Mas o problema no meu entender, se optares por essa solução, é teres 2 chapas coladas uma á outra.

Nem acredito que possas vir a ter problema de barulhos parasitas (depende da eficácia da colagem), mas acho que o maior problema acaba por ser o correcto encaixe de tudo que está apertado/encaixado na firewall: Pedaleira, cabos eléctricos, sofagem, etc.

Não te esqueças que pelo menos duplicas a espessura da chapa naquele local, passando para perto de 3 mm de espessura total, o que é capaz de trazer alguns problemas.

De longe, acho que seria preferível isolar muito bem toda a zona e aplicar o POR 15 e depois um acabamento em cinza mate a imitar o anodizado do alumínio.

Se for aplicado à pistola é capaz de ficar 5* ´

Link to comment
Share on other sites

Ok, já percebi.

E a firewall faz parte do chassis do carro, ou é como o chão, que está lá "só para enfeitar"? Se não fizer parte do chassis e não estiver colado, ou der para tirar seria razoavel fazer um custom made para substituir o de origem...

Link to comment
Share on other sites

Ok, já percebi.

E a firewall faz parte do chassis do carro, ou é como o chão, que está lá "só para enfeitar"? Se não fizer parte do chassis e não estiver colado, ou der para tirar seria razoavel fazer um custom made para substituir o de origem...

O firewall não está só para enfeitar.

É a chapa que aparece na última foto do Miguel. está colada no chassi e não dá para tirar fora. Tem duas grandes aberturas, uma para a pedaleira, outra para a passagem da cablagem eléctrica para a frente do carro e para a sofagem.

Além dessas grandes aberturas, tem uma série de furações para rebitar a pedaleira, os tudos do sistema de água para a sofagem e outros pequenos acessórios.

A base do tablier, onde estão as tubagem da sofagem para o vidro, está também colada a essa firewall.

a sua substituição é muito, muito, muito complicada, se é que é até possível.

Link to comment
Share on other sites

E a montagem continuou. :) Agora era a vez do radiador entrar novamente no carro. O radiador não está com muito bom aspecto, para além que é o radiador de origem com os topos em plástico. Quero com isto dizer que provavelmente ainda este ano, o capitulo do reforço de refrigeração que tenho em mente, será feito, onde entre várias coisas colocarei um novo radiador da ProAlloy Triple Pass.

1.jpg

2.jpg

E claro, montei também os respectivos tubos:

3.jpg

4.jpg

Depois os trabalhos no compartimento técnico da frente continuaram a seguir o seu rumo, faltando agora instalar a caixa de ar e a tampa plástica que divide o interior do exterior, por onde passa o cabo principal. Provisoriamente os cabos passaram novamente para o interior:

DSC09993.jpg

Mas, como disse num dos últimos updates, vou criar aqui uma ligeira variante em relação ao original. Vou deixar ficar o suporte lateral onde antes estava a caixa de pedais, pois assim uma serie de defeitos estéticos (como a cola), deixam de ser problema. Por isso, a tampa terá de ser adaptada, pois parte dela seria fixa com rebites onde actualmente está o suporte. Resumindo, não cabe lá:

DSC09994.jpg

A solução foi relativamente simples, foi cortar um pedaço da ponta desta tampa:

DSC00006.jpg

E assim já cabia na perfeição. O corte correu-me muito bem, no final pareceu como se fosse de origem. :)

DSC09998.jpg

Mas ainda não estava pronto para fixar definitivamente esta peça. Antes disso teria de tratar da caixa de ar, onde um pequeno trabalho foi preciso. Acontece que a caixa original tem uma rebordo com espuma que isola a passagem de ar para o interior:

DSC09155.jpg

DSC09156.jpg

Ora o novo kit da Elise Shop, que trás esta caixa, não tem este aro, ficando um grande espaço aberto quando montado. Todo o aro de plástico terá de ser transplantado para a nova caixa de ar:

DSC09154.jpg

E deu guerra, pois aquilo estava muito bem colado. Após descolado e parcialmente cortado, lá colei com betaseal na nova caixa:

DSC09659.jpg

DSC09660.jpg

E depois isolei tudo com uma nova fita de espuma:

DSC09661.jpg

DSC09662.jpg

E já podia colocar a caixa no seu lugar:

DSC00011.jpg

E agora sim podia colocar a tampa, mas antes disso o bom senso levou-me a fazer um trabalho extra. Ora quando esta peça estiver no lugar, pelo meio passará o cabo com todas as ligações eléctricas da frente. Como tive de cortar cerca de 3 cm da ponta, essa mesma ponta irá ficar sem qualquer apoio, e com o tempo podia começar a ficar deformada.

A solução passou por aqui, uma faca de pão. :P

DSC00005.jpg

Simples, como não encontrei nenhuma tira de metal para reforçar aquela zona, peguei na faca do pão e serrei +/- à medida:

DSC00009.jpg

Fazendo o teste:

DSC00010.jpg

E agora já podia colar com super cola 3. A super cola 3 é só para que este pedaço de faca não fuja do seu sitio, pois o que verdadeiramente irá segurar a faca e suportá--la de forma a que a tampa de plástico não deforme, são os próprios bordos da firewall:

DSC00014.jpg

DSC00015.jpg

Novamente os cabos cá para fora:

DSC00016.jpg

E o posicionamento da tampa de plástico:

DSC00018.jpg

Já podia agora alinhar os novos rebites e aparafusar a caixa de ar:

DSC00021.jpg

O reforço visto por dentro (felizmente é uma zona quase impossível de se lá chegar, logo não visível), onde se vê que a faca apoia na laterais da firewall:

DSC00028.jpg

DSC00026.jpg

Mesmo assim, reforcei com mais dois rebites, e por dentro isolei tudo com betaseal:

DSC00025-1.jpg

Depois virei-me novamente para o interior, sendo que uma vez mais fiz uma ligeira alteração, que ainda não sei se foi dinheiro bem gasto ou não. Ainda não percebi se gosto, é preciso que todo ele fique montado para perceber se fica muito bem ou não.

Os braços de regulação dos piscas e da escova são directamente importados dos Opel. Apesar de nem serem feios e funcionarem muito bem, decidi arriscar para uma coisa diferente. As lojas dos Elises vendem braços alternativos, mas não gosto de nenhum deles, sendo que para mim têm um aspecto algo tunning:

1_c67fb90.jpg

1_122f9be.jpg

1_49b11d0.jpg

01dc_1.JPG?set_id=7

Ora, como não gosto destes braços das lojas e como acho que os braços actuais do Elise não se adequam muito bem ao carro que é, continuei a procurar outras opções que se podiam adaptar ao Elise, e achei uma algo invulgar,aliás, algo muito invulgar e raro.

Já agora, estes são os braços do Elise.... Corsa, Astra, Tigra, Omega, etc, etc, etc...:

DSC08929.jpg

Descobri que o TVR Tuscan também tinha o sistema da Opel, só que a TVR tinha arranjado uma outra solução bem interessante e esteticamente mais bonita para os braços. Mas havia aqui um grande problema, TVR's não há muitos e a marca já não existe. Pior mesmo é já não haver a maior parte das peças para estes automóveis. Após uma pesquisa de alguns meses, lá encontrei alguém que tinha um salvado e me vendeu os braços, sendo que aqui teria de me sujeitar ao preço que o vendedor queria, pois alternativas de comprar noutro lado não tinha encontrado mais. O interior do TVR:

tvr_tuscan_s_5.jpg

Tuscan_Interior_700.jpg

E os respectivos já cá em casa:

DSC08925.jpg

DSC08927.jpg

Eles são mesmo de alumínio. Era um dos receios que tinha, que fosse de plástico:

DSC08926.jpg

Em termos de formato são em tudo idênticos aos originais de plástico:

DSC08930.jpg

E a parte eléctrica é 100% igual:

DSC08931.jpg

E já montados novamente. Nesta fase montei igualmente o módulo que fica por detrás do Stack:

DSC09984.jpg

DSC09986.jpg

Mas é como digo, ainda não sei se gosto. Só após ter tudo montado é que saberei se adoro ou...se detesto. Para já, e isoladamente/sem estarem montados, os braços têm um aspecto soberbo!!!

E é tudo por hoje. :)

Um abraço,

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

Queria também aproveitar para perguntar se sentes alguma folga na caixa de direcção quick rack.

Depois de montar a minha, noto que existe uma pequena folga. Tenho alguma dificuldade em quantificar, mas o volante é capaz de rodar uns 2 a 3 mm, sem que os tirantes se mexam.

Nuno, só hoje acabei de montar a suspensão, e também tenho essa tal folga de cerca de 2mm (que susto, pensei que eram 2 cm!). Assim sendo, pelas "estatísticas" não é defeito mas sim feitio. :)

Um abraço,

Link to comment
Share on other sites

... editado até o fórum ficar sem bugs, não consigo colocar as fotos, aparece tudo com erros.

Um abraço,

Edited by migueldefender
Miguel. Many of these links don't work. I have deleted them to tidy the post.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Então, não há desenvolvimentos na máquina?

Não me digas que deste uma férias à Elisa? :B)

Nuno, e o alinhamento, ficou bom? Estou mesmo muito expectante com as alterações que fiz na suspensão, mas também é o meu maior medo.

Um abraço,

Ainda não maquinei as mangas de eixos. Só em Setembro.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Este post não é bem um update, é mais um upgrade. :) É até um upgrade original da Lotus que

todos os Elises deveriam ter! Fica mesmo incompleto caso não tenha…

Digam-me, falta aqui alguma coisa?

DSC08432-1.jpg

Pois é faltam as luzes suplementares, conhecidas como driving lights. As driving lights, que

apenas funcionam em paralelo com os máximos e não isoladamente, além de conferirem um

outro look à frente do Elise, são extremamente úteis, pois naturalmente dão uma luz poderosa

à frente, facilitando em muito uma condução nocturna em estradas mais apertadas, iluminando perfeitamente o chão.

Serve portanto este post, para explicar o que é necessário fazer e ter para se instalar estas

luzes à frente, pois é tão fácil que não vale a pena levarmos o carro à Lotus para a instalação.

Antes de mais tudo o que é necessário. Claro, começa-se pelos faróis em si. Os faróis, na Lotus

são caros (cerca de 190€ cada), mas felizmente as lojas dos Elises vão comprar estes faróis

directamente ao fabricante, a ZYW. Assim sendo, e sendo os faróis 100% originais, compram-

se a valores bem mais simpáticos fora da Lotus.

Farois originais 2 x A111M6008F – 104.60€ na Elise Shop

DSC08615.jpg

Depois, para fixar os faróis é necessário os respectivos suportes, que serão fixos na célula de

segurança da frente.

Suportes metálicos B111B0051F (LH) + B111B0050F (RH) – 39.50€ na Elise Parts:

DSC08825.jpg

Para fixar os suportes à célula de segurança, tem de se comprar uns rivnuts M8 de alumínio e a

respectiva ferramenta, que podem ser comprados no eBay por cerca de 20/30€:

DSC09316.jpg

DSC09318.jpg

Depois ainda há que juntar os parafusos de plásticos para montar tudo, mas aqui enfiei

um “barrete”, pois comprei o kit na Elise Parts (que é igual ao da Elise Shop)

Kit de parafusos e molas – 20.53€ na Elise Parts/Shop

DSC08614.jpg

Bom, mas como disse enfiei um “barrete” com esta compra. Além de serem brancos (que já

sabia) e ficarem muito visíveis após estarem montados, as cabeças dos parafusos não têm as

dimensões correctas, assim como o comprimento, são maiores, fazendo com que os faróis nunca fiquem bem fixos:

DSC09510.jpg

DSC09509.jpg

Por isso comprei os originais na Lotus.

Parafusos pequenos + parafusos compridos 4 x A082W6530F + 6 x A082W6531F – 3.90€ +

6.45€ (respectivamente) na Sj sports Cars:

DSC09502.jpg

A diferença é notória, para além que, como são pretos, após montados não se percebem:

DSC09504.jpg

DSC09505.jpg

Mesmo assim as molas e as anilhas saem muito mais em conta compradas na Elise Parts.

E tudo fica em cerca de 15€.

Depois, é preciso uma coisa fundamental, a grelha da frente, pois a que está instalada nos

Elises sem driving lights será inutilizada.

Grelha frontal para driving lights B111B0059F - 127.82€ na Sj Sports Cars

DSC08422.jpg

DSC08423.jpg

E por fim, à semelhança do que acontece com as grelhas traseiras, à frente é também preciso

umas borrachinhas onde vão encaixar os dois eixos inferiores da grelha.

Borrachas de fixação 2 x A082B6158F – 2.54€ na Sj Sports Cars:

DSC09521.jpg

E é tudo o que é necessário para instalar as luzes. Agora a instalação em si. :)

A instalação, por uma questão de espaço teverá ser feita com a clam frontal desmontada, e foi

por isso que aproveitei esta fase da conversão para acrescentar este extra.

A primeira coisa que fiz foi colocar os rivnuts de alumínio M8. Os rivnuts vão ser instalados na

furação já feita na zona inferior e superior:

DSC09460.jpg

DSC09462.jpg

Não sei bem qual é a resistência da célula frontal, por isso não exagerei na força, apenas o

suficiente para ficar com alguma pressão e não causar stress nos buracos da célula:

DSC09470.jpg

Depois colocam-se as borrachas, e para isso há já dois buracos pré-feitos na zona inferior:

DSC09548.jpg

No meu caso o buraco era muito pequeno, pelo que tive de alargar com um berbequim:

DSC09549.jpg

Com a borracha instalada:

DSC09635.jpg

E agora os suportes das luzes. Alinhei-os (ter em atenção ao que é LH ou RH):

DSC09731.jpg

E com os parafusos pequenos de nylon e com as anilhas fixei tudo:

DSC09733.jpg

DSC09736.jpg

Só faltava agora mesmo a instalação dos faróis:

DSC09907.jpg

E para isso, uma mola ficará sempre entre o faróis e o suporte:

DSC09913.jpg

Tem também em atenção ao posicionamento dos faróis, para isso há uma pequena inscrição

no farol a dizer “top” – topo:

DSC09918.jpg

DSC09921.jpg

Quanto à parte eléctrica, essa já está lá toda. Sendo que os plugs estão nesta zona:

DSC09924.jpg

E o fio passa pelo buraco pré-feito na célula:

DSC09461.jpg

O que fiz foi fazer um corte nessa tampa de borracha:

DSC09909.jpg

E passei o fio pelo meio:

DSC09911.jpg

Depois de colocado no seu sítio é só encaixar os plugs (um de cada lado):

DSC09926.jpg

E pronto, ficamos com as driving lights instaladas. Falta agora meter a grelha da frente, mas

isso só o farei quanto tiver a clam frontal montada. :)

269460_1655379042853_1788392525_1100033_1761347_n.jpg

Um abraço,

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

Olá MIguel.

Já estava a faltar por aqui a actualização dos trabalhos no Elise.

Após o upgrade informático do TLF os posts e temas anteriores ficaram um pouco baralhados e creio que a introdução de dados e fotografias ficou mais dificil.

Pensei que foi por isso que o Miguel deixou de actualizar a página.

Ou será que o Lotus já anda na rua e o Miguel está a aproveitar o Verão e a matar saudades do rasteirinho?

Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Viva Albino,

de facto tive ao início alguma dificuldade em colocar posts com algumas imagens, que parece já ter sido resolvido. :) Para ter uma ideia, este post foi já escrito em finais de Julho (escrevo sempre primeiro em word), mas apenas agora, o consegui colocar on-line. As férias e o trabalho "roubaram-me" muito tempo para fazer estes artigos. :)

Quanto ao Elise, actualmente já anda!!! :D :D Está 99% pronto, faltando apenas uma peça do interior que veio com a cor errada (?), no entanto já fiz muitos km's com ele, ou melhor, milhas :D

Um abraço,

Link to comment
Share on other sites

Vai haver aqui um mini-encontro em LX (a convite da Ascari) e se tivesses por cá serias bem-vindo. :) Mesmo que não estejas, serás igualmente muito bem vindo. :D

Um abraço,

Não deve dar. Nos dois fim de semanas seguintes vou ter de ir a Lisboa. Além disso vou fazer uma revisão grande ao carro e não sei se fica pronto até sábado

mas obrigado à mesma pelo convite. Vai ter de ficar, uma vez mais, para uma próxima . :(

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.