Web
Analytics Made Easy - Statcounter
Conversão LHD Elise S2 K-series. - Page 3 - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

Conversão LHD Elise S2 K-series.


Nuno Santos

Recommended Posts

Já descobri o problema da direcção "puxar" de um lado para o outro! Pelo menos penso que descobri! Ainda falta testar.

Eis porque gosto de ser eu a fazer tudo no carro!

Depois de converter o carro, tive de o alinhar.

Esta semana descobri isto!

SN200392.JPG

Sinceramente não acredito que seja só isto que provoca aquilo de que me queixo, mas aqui está um bom exemplo do que é um mau serviço!

Estavam os dois foles neste estado. Por sorte reparei a tempo, caso contrário tinha dado cabo dos foles que são novos!

Link to comment
Share on other sites

Quando alinharam a minha direcção também tinhas os foles nesse estado. É só cortares as abraçadeiras e depois rodar novamente os foles, o que ainda vai dar algum trabalho, a não ser que coloques um pouco de sabão.

Essa oscilação na direcção não será por causa da folga na caixa? Volta e meia também sinto o carro a ser puxado para os lados e tenho a sensação que é da caixa de direcção.

Um abraço,

Link to comment
Share on other sites

Os foles já estão como deve ser. Só acho que é uma coisa tão simples de resolver, que quem faz deste trabalho sua vida (alinhamento de direcções) devia ter esse cuidado e não devia ser o dono do carro a ter de verificar se o profissional que lá mexeu foi, ou não, um profissional de facto.

Quanto ao puxar de um lado para o outro, não sei explicar o fenómeno, mas noto até quando passo por cima dos traços brancos da estrada!

Sempre que isso acontece lembro-me do Jeremy do TG quando testou o 111S. Dizia que conseguia distinguir que insecto pisava pelo numero de patas que sentia! :P

Link to comment
Share on other sites

Pois, realmente acho que se deve à folga na direcção Nuno. Isso acontece porque aqueles 1 ou 2 milimetros de folga fazem com que a rodas fiquem "soltas" dentro dessa folga, daí qualquer coisa elas moverem-se sozinhas. É o que penso que esteja também a acontecer comigo, parece que fica solto, se bem que é facil apanhá-lo novamente, é só corrigir a trajectoria.

Acho que não era o Jeremy mas sim o Tiff Needell.

Um abraço,

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Pessoal, este salto na direcção de que vocês falam também me acontece no speedster.

Por vezes a curvar ou a passar pelo tais traços da estrada ou pelas setas pintadas no alcatrão o carro puxa repentinamente para o lado. Já descobriram como resolver o problema? 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, quero deixar aqui uma mensagem de apreço ao nosso "presidente" que faz um belíssimo trabalho.

Graças ao post de hoje no FB, lá vim reler este tópico.

 

Voltando ao tema:

Apesar de nunca mais ter actualizado este tópico, o amarelinho lá foi tendo mais algumas alterações e manutenções.

 

Relativamente à caixa de direcção, numa das várias pesquisas que fiz, encontrei um artigo que explicava como devia ser afinada a caixa. Basicamente seria necessário uma força de 70N para "mexer" os tirantes da caixa. 

A solução foi fácil: Tirei a cx fora e prendi num torno de bancada na vertical. Pendurei um saco com 7kg no tirante e fui ajustando a tampa do pinhão até conseguir um movimento suave e linear da caixa. 

 

Resultado: deixei de ter a folga que tinha no dead point e a direcção ficou muito mais precisa e directa (sem folgas).

 

Têm aqui um excelente post com fotos do DIY.

https://www.verboom.net/projects/speedster/20110507/index.html

Link to comment
Share on other sites

O Rui é um espectaculo! Está sempre atento ao forum e está sempre disponivel para ajudar a resolver problemas e partilhar informação!  

Nuno, tens de actualizar com fotografias para o pessoal se babar mais um bocado  :thumbup:

 

Já tive a ver esse post. Não parece muito dificil mas vai consumir algum tempo e paciência... Vou ter de comecar a investir em ferramentas para pôr as mãos à obra! 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

João, 

 

A ferramenta é básica. Para desapertar os parafusos que fixam a cx ao chassi dá jeito ter uma chave de caixa (tipo roquete) com parede fininha, pois as normais não cabem na chapa de reforço (chapa preta em forma de U no interior do carro). 

Para tirar as rótulas dá jeito uma ferramenta própria ou então, fazes como eu, e recorres ao velho e tradicional "matias" aka martelo.  :D

 

O mais chato ainda é tirar a caixa do sitio. a técnica é rodar e só depois puxar para um dos lados. Dá jeito haver um par de mãos do outro lado do carro, pois existem alguns rebites roscados cravados no túnel da caixa que dificultam (imenso) o seu movimento. 

 

Para teres uma ideia eu batalhei mais de 1/2 hora para a conseguir tirar fora, até que percebi o esquema e saiu de imediato!

 

Se quiseres vir passear ao Porto, tenho todo o prazer em te ajudar. Um par de horas será suficiente.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Nuno!

 

Estou a ver que não é só o Rui que faz um belissimo trabalho no que respeita a contribuir para o crescimento saudável do forum e da comunidade do Club Lotus Portugal. De certeza que com essas dicas vai ser mais fácil tirar a caixa do sitio.
Ou então vou ao Porto conhecer os Lotus do norte  :harhar: 

É como disse, tenho de comprar um macaco, preguiças, roquete (o ultimo apareceu partido na caixa lol) entre outras muitas ferramentas. Curiosamente, martelo já tenho lol 

 

E falta uma coisa essencial: tempo. Entre trabalhar, namorar, ir às aulas no ISEL e estudar... Não sobra muito tempo para o Speedster!  :help:

Edit
Faltou dizer que durante as ultimas voltinhas a direcção do speedster portou-se lindamente e não dei conta de nenhum ressalto/guinada.

Edited by joaoserra
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.