Web
Analytics Made Easy - Statcounter
Farois RHD - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

Farois RHD


Gugu

Recommended Posts

Olá a todos,

Infelizmente o meu Elise reprovou na inspecção do tipo B destinada a fazer a legalização do carro, porque como o carro vem de Inglaterra tem os faróis direcionados para o lado oposto.

Na Lotus Portugal dizem-me que tenho de por faróis novos pois estes não são reguláveis.

Como queria resolver este assunto, será que alguém me pode indicar uma oficina de confiança, com um "electricista com boas mão" que me ponha umas tiras de projecção e depois de postas possa fazer o teste de direcção dos faróis?

Na zona de Lisboa.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 11
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gugu,

Antes de mais devo-te dizer que tiveste azar com o centro ou com o inspector pois parece-me que foram demasiado exigentes com o teu caso. Como é óbvio a Lotus Portugal iria te dizer que terias de colocar farois novos, Admirava-me se te dissessem algo em contrário! O modelo que importaste é o my2010? Tem farois de xenon? Isto porque os farois dos Elise S2 são ajustaveis para serem utilizados em paises RHD e LHD. Melhor de que uma explicação longa vê este artigo http://www.sandsmuseum.com/cars/elise/experience/maintenance/adjustheadlamps/adjustheadlamps.html

Outro utilizador holandês disse a dada altura num forum "In the Netherlands the only thing I had to change on my RHD elise were the headlights. The blinds in there had to be flipped arround to get the right spectrum on the headlights"

Penso que houve aí a combinação de má preparação para a inspecção e excesso de zelo do inspector.

Se mesmo assim optares pela solução das tiras de projecção, na minha opinião poderás dispensar o electricista e instalar tu mesmo essas tiras. http://www.care4car.com/productdisplay/modelfinder/36/Lotus_Elise_all_models_Headlight_Beam_Deflectors.html

Depois é só ir a um centro tipo Station Marche ou Norauto para fazer o teste. Como não sou de Lisboa não conheço ninguém que te possa ajudar

Espero ter ajudado ainda assim

Rui Pedro Coelho

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente vou mesmo para essas tiras de projecção, pois os faróis que estão encomendados ainda devem demorar 1 mês e qualquer coisa a chegar e não queria ter o carro parado durante esse tempo todo.

Assim ponho essas tiras so para o carro passar na inspeção e quando chegarem os farois logo os monto e tiro as tiras de projecção.

Queria era saber se me recomendam algum produto para depois descolar essas tirar e remover os restos de cola dos faróis (sendo que o "vidro" da frente dos faróis é em plástico)

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Gugu, tiveste mesmo azar com o centro de inspecção!

Quando legalizei o meu, mexi nos "shutters" dos faróis para minimizar a quantidade de luz que ia para o lado esquerdo, no entanto, o centro não verificou metade das coisas que deveria ter verificado (nem mesmo o nº de motor!).

Aquando da 1ª inspecção, à cerca de 1 mês atrás, no mesmo centro de inspecções, não viram as medidas dos pneus, triangulo e colete, limpa pára-brisas, luzes, etc.

Acho que seria mais fácil mexeres nos ditos shutters que colares os autocolantes, até porque a geometria da capa dos faróis não deve facilitar muito esse trabalho.

No entanto se fores para a opção dos autocolantes, a melhor coisa para limpar os vestígios de cola é álcool (se conseguires arranjar álcool isopropílico melhor).

Então e uma foto do brinquedo novo, não há?

Link to comment
Share on other sites

É como diz o Nuno, tiveste muito azar com o inspector. Na minha inspecção ficaram tão embasbacados com o carro que a inspecção foi passada a responder às perguntas típicas. "Quanto dá, quanto custou, que motor é que tem, gasta muito, etc" Não me verificaram nada do que tinham a verificar e penso mesmo que passou com coisas que valeriam a reprovação.

Depois de olhar para o modelo que o Gugu importou, penso que já é um dos Elise com a frente nova e os novos farois com luzes diurnas de led. Penso que já não tem os shutters, correcto?

Quanto aos restos de cola, poderás usar um truque muito usado pelos profissionais dos autocolantes quando querem fazer ajustes sem retirar a cola dos autocolantes. Borrifas com água os farois e colas por cima das gotas de água. A cola deve ser suficiente para criar uma adesão e se os autocolantes forem retirados poucas horas depois, ainda deve ter água suficiente para deslizar os mesmos e retirar sem grandes vestigios. Experimenta com um autocolante normal e verás que resulta.

Rui Pedro Coelho

Link to comment
Share on other sites

Rui,

Só uma pequena correcção. Colar em cima de uma camada de água só serve para que o vinil não fique com bolhas de ar e é usado principalmente em superfícies que estejam muito quentes.

Se se optar por esse método com água, tem de ser colado muito perto do IPO, pois o risco de se descolar em andamento é grande.

Há vários vinis no mercado com diferentes características. A que deves procurar é um vinil que tenha um adesivo removível. Esse tipo de vinil não deixa resíduos de cola e se ficar alguma coisa, o álcool é suficiente para limpar.

Não uses nunca vinil permanente nem vinil com adesivo opaco, pois esse tipo de material além de ser muito difícil de retirar, deixa sempre resíduos. No vinil opaco, o adesivo é de cor escura, normalmente cinza.

Fazendo um pouco de off-topic, queria saber se alguém já instalou luzes de xenon num Elise e se não teve chatices nas inspecções.

Link to comment
Share on other sites

Para teres xenon legal, precisas sempre de ter um kit de xénon, não aquelas de halogéneo azuis manhosas que retiram visibilidade, e para passar na inspecção precisa de ter lava faróis

Se não quiseres ter este trabalho todo, mas um pouco mais de luz, aconselho umas luzes brancas da osram ou philips que dão excelente visão nocturna

Link to comment
Share on other sites

Não sendo um expert na matéria, mas um assíduo leitor de revistas da especialidade os melhores kits de luzes são: Osram NightBreaker Plus e Philps X-Tream Power que custam respectivamente o dobro das Osram Night Breaker e Philips Vision Plus. A relação custo benifício previligia os modelos mais em conta mas para quem o orçamento não é um problema....

Edited by pina
Link to comment
Share on other sites

Já tive tanto as X-Treme como as VisionPlus e são ambas muito boas. Entre elas, sinceramente não consigo ver diferenças na luminosidade, se bem que as VisionPlus, em alguns tipos de lâmpadas tem um fina película azulada (não estou a falar das BlueVision), o que reflete bastante na óptica, tornando-a azulada durante o dia.

Cumprimentos,

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.