Web
Analytics Made Easy - Statcounter
Is your car hot? - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

Is your car hot?


Nuno Santos

Recommended Posts

Agora que já captei a vossa atenção, quero só perceber qual a temperatura habitual dos vossos Elise, especialmente os equipados com motor K-series.

Esta minha curiosidade prende-se com o facto de achar que o meu carro é muito pouco linear no que toca a temperaturas de motor (leia-se temperatura da água).

Passo a explicar.

Em andamento normal ou mesmo em ritmo mais acelerado a temp da água anda entre os 85º a 90º, um pouco independentemente da temperatura ambiente.

Mas quando apanho trânsito e vou no pára/arranca, ai é que as coisas complicam.

Fácilmente chega aos 103, 104º, 105º and so on...

Nestes últimos dias, com o calor que se sentia (só no Algarve porque no Porto o verão ainda não chegou cá :angry:), cheguei a atingir temperaturas de 109º e 110º.

Antes de ir de férias instalei um interruptor para forçar as duas ventoinhas à velocidade máxima. A ideia era minimizar um pouco estas temperaturas altas, pois as ventoinhas só entram à velocidade máxima acima dos 105º.

Mas mesmo com esse "truque", assim que abrandava a corrente de ar a passar pelo radiador, lá ia a temperatura para cima dos 100º.

Será que é normal, ou poderei estar com algum problema?

Como se comportam os vossos?

Acrescento que no inverno, em situações idênticas de pára/arranca, a subida da temp não é tão rápida, mas ao fim de alguns minutos (20~30 min) chega a esses valores (+ 100º).

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 10
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Nuno, no meu caso anda a temperaturas bem mais inferiores. A quente anda geralmente entre os 75/80º (mas oscila bastante) e é pouco antes dos 90º que a ventoinha dispara. Tenho geralmente atenção à temperatura (sempre à espera de ver sintomas de HGF lol), e nunca cheguei nem de perto nem de longe aos 100º.

Uma coisa acho que é certa, o meu termóstato deve já ser de abertura a uma temperatura inferior.

Um abraço,

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

Olá Miguel e Nuno.

Dando o meu contributo em matéria de temperatura de funcionamento do meu motor K series é como segue.

Não me lembro da temperatura de funcionamento com o sistema de arrefecimento na configuração original da Lotus, pois logo que tive o Elise nas mãos parei o carro para fazer a conversão para LHD.

No decurso dos trabalhos de restauro/conversão e em matéria de upgrades montei-lhe uma PRRT.

Notei depois de regressar à estrada que no arranque do motor a frio, este para atingir a temperatura normal de funcionamento demora mais tempo - enquanto antes demorava pouco mais de 500 metros agora precisa de cerca de 3 Kms de estrada para aquecer de vez.

Contudo compensa nas restantes variáveis, em especial na estabilidade da temperatura que é sempre a mesma, nem preciso de vigiar a informação do Stack (fora todas as outras vantagens já conhecidas de todos).

A temperatura normal de funcionamento fica-se entre os 85º-87º.

Em auto-estrada e a cerca de 140 km/h pode descer aos 82º graus.

A ventoinha do radiador arranca aos 99º-100º graus e desliga aos 90º e só liga em trânsito de pára/arranca, depois de muitos minutos parado.

Creio que o Elise do Miguel anda muito fresco (será que tem algum termóstato montado ?), ao passo que o Elise do Nuno passa todas as marcas.

Será que as sondas de temperatura de água do Elise do Nuno (a do Stack e a da ECU) estão em bom funcionamento? A primeira porque dá a leitura para o Stack e a segunda porque contribui para a gestão da injecção/ignição do motor e ao mesmo tempo é por ela que a ECU liga a/as ventoinhas dos radiadores frontais.

Cumprimentos a ambos.

Link to comment
Share on other sites

caro Albino, não tenho certeza se os sensores estão bons, no entanto, no manual do meu carro está indicado que as ventoinhas disparam aos 102 à velocidade baixa; desliga aos 90; ligam á velocidade máxima aos 105 e passa para velocidade baxa aos 102. No quadrante é essa a temperatura que marca quando disparam e param as ventoinhas, levando-me a concluir que os sensores estão bons. Mas não acho "normal" o carro fazer tanta temp. O certo é que assim que começo a andar com alguma velocidade (40~50 km/h) o fluxo de ar pelo radiador aumenta e a temp volta a valores normais. será que instalar o prrt ajudava?

Link to comment
Share on other sites

Albino, eu faria a pergunta de outra forma. Será que o meu sensor está bom?

O termostato penso que esteja bom (ou pelo menos a funcionar), pois os tubos do radiador demoram muito tempo a aquecer. Enquanto que os tubos do heater matrix ficam logo quentes, só bem mais tarde é que os tubos do radiador começam a aquecer (foi o que reparei durante a conversão antes de montar a clamshell).

Por isso, acho que vou trocar os sensores, just in case.

Um abraço,

Link to comment
Share on other sites

Boa noite Miguel e Nuno.

Cada caso é um caso.

Não lhes posso dar concelhos acertados pois ambos conhecem os vossos Elises melhor do que eu e saberão como se encontra o estado dos respectivos circuitos de arrefecimento.

É essencial ter a certeza do bom estado da bomba de água do motor, do termóstato, do radiador, dos sensores de temperatura, etc, etc, para depois começar a eliminar hipóteses.

Nuno, a instalação de uma PRRT num K series trás grandes benefícios na estabilidade e controlo da temperatura da água que circula no interior do motor, pois todo o restante circuito de água exterior ao motor está mais que sobre-dimensionado para as necessidades dos Elises de motor K.

Miguel, nos Elises K series, o circuito de água para a sofage serve também de by-passe ao fecho do termóstato a frio, razão porque essa água vai aquecer muito antes da água que chega ao radiador de arrefecimento do motor - no entanto comprova que existe um termóstato no motor pois é precisamente por o termóstato estar fechado que a água da sofage aquece muito antes do que a água do radiador.

A propósito da PRRT esta destina-se a "resolver" o defeito da concepção original do sistema de arrefecimento dos Elises, ao reposicionar o termóstato na saída da água no motor, para além de conjugar este novo termóstato com uma válvula de pressão, factos que conjugados dão à água que circula no interior do motor uma muito maior estabilidade de temperatura (e que eliminam os ciclos extremos quente/frio do circuito Lotus original, uma das causas que provocavam grande parte das HGF nos K).

Por isso é que o carro do Nuno se comporta da maneira que descreve, ou seja, num Elise normal todo o circuito de água vai "esquentar" até que o termóstato aqueça e "resolva" abrir permitindo a circulação da água e o arranque da ventoinha (só que esta vai ter que arrefecer muita água, razão porque em velocidade o carro arrefece "bem"). E com as temperaturas do Algarve estes factos agravam-se muito mais.

Se o Elise K series tiver uma PRRT, a água do interior do motor quando "esquentar" de imediato vai aquecer o termóstato, este vai abrir e o motor vai receber na hora a água fria necessária para arrefecer, sem alterações significativas da temperatura da água do motor e sem "esquentar" todo o restante circuito de água do automóvel.

Não lhes posso ajudar muito mais.

Aceita-se no entanto mais opiniões e ajudas dos restantes membros.

Abraço a ambos.

Link to comment
Share on other sites

Fica aqui a minha sugestão para um painel de instrumentos a equipar um Elise K-Series visto ser prática comum para qualquer proprietário destes modelos prestar mais atenção à temperatura do que a qualquer outro manometro:

Image10.jpg

:rofl:

Edited by rco3lho

Rui Pedro Coelho

Link to comment
Share on other sites

Olá Rui.

A sugestão para o painel de instrumentos não está mal pensada.

No entanto continuo a dizer que um Elise K engine + um kit PRRT deixa de ser necessário vigiar o manómetro da temperatura.

Se a isso se somar uma junta de colaça MLS mais o upgrade do oil lader rail actual, o conjunto fica quase à prova de bala.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Fica aqui a minha sugestão para um painel de instrumentos a equipar um Elise K-Series visto ser prática comum para qualquer proprietário destes modelos prestar mais atenção à temperatura do que a qualquer outro manometro:

Image10.jpg

:rofl:

ahahah

Esse painel de instumentos o que precisa mesmo é uma indicação do nível de óleo. Afinal é esse o problema dos motores Toyota...

Era bom que os k-series fizessem 8 ou 9 k rpm. :harhar:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.