Web
Analytics Made Easy - Statcounter
Limpeza de Lotus - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

Limpeza de Lotus


Gugu

Recommended Posts

Olá a todos,

O meu Elise está a precisar de levar uma esfrega e ir para a banheira lol.

Queria perguntar-vos que produtos de limpeza devo utilizar para o exterior e interior do Elise.

Abraço,

Hugo

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 18
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Obrigado Miguel e Rui.

Eu realmente não sei muito bem que produtos devo usar e como os usar nas várias superfícies. Tenho também ideia que um determinado produto até pode ser muito bom, mas se for mal utilizado ou não faz o que devia ou pior ainda, pode danificar.

Não quero estar a atrapalhar, por isso quando essas dicas vierem sertamente serão bem vindas.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá Hugo.

Para as peças em GRP (fibra de vidro) não recomendo nada pois existe uma infinidade de produtos para todos os gostos e feitios.

Para partes mecânicas e do chassis em alumínio dos Elise recomendo um produto que não faz mal algum, limpa e deixa uma fina camada de gordura, não ataca os vedantes e as borrachas e produz resultados excelentes - o WD-40.

Existe um kit WD-40 composto por uma lata de 5 litros e um pulverizador para aplicação (tipo limpa vidros), que dura e dura e dura, ao contrário das latas avulso que acabam em meia dúzia de utilizações.

Para limpar e desengordurar componentes mecânicos recomendo ainda o petróleo.

Quer o petróleo quer o WD-40 são produtos "naturais" para os automóveis, ao contrário de muitos "ácidos" e outros artigos que se anúnciam por aí e prometem resultados milagrosos, mas que a curto prazo vão corroer tudo por onde passam, em especial vedantes e acabamentos dos metais.

Para além disto basta o normal champô de carro para lavar peças de GRP, de plástico, jantes e pneus, etc.

Para o soft top tenho a facilidade de utilizar o ar comprimido que deixa o tecido como novo.

Para o tablier uso apenas um pano humido, mesmo para as partes em couro e para os vidros o Ajax.

Só artigos 100% naturais e user friendly, como se vê.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Muito boas dicas.

Para o chassis em aluminio realmente andava com dúvida no que usar. Também uso quase sempre produtos "verdinhos", mas nos bancos gosto muito de um Redex à base de cera de abelha ( que de momento n vejo á venda em lado nenhum). Dá um acabamento fabuloso e hidrata .

Link to comment
Share on other sites

Boa noite Hugo.

Em resposta à pergunta das jantes repito que só se deve utilizar champô corrente.

É o que uso desde sempre e nunca me surgiram problemas de desengordoramentos impossíveis que me levassem a utilizar outros produtos, para alÉm do petróleo para a remoção de pequenas manchas/alcatrão.

Estes produtos não atacam o acabamento das jantes contrariamente a certos "ácidos" existentes no mercado, esses sim, que atacam as pinturas e, inclusivamente, o metal das jantes.

Quanto ao brilho não há milagres - a pintura das jantes ou está boa ou não.

O Portuga comum gosta muito de "bezuntos" para "abrilhantar" pneus e jantes (e tabliers, plásticos, estofos, etc, etc), mas para mim isso É como usar brilhantina no cabelo - uma inutilidade.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá a todos. smile.png Como alguns sabem pertenço há vários anos a uma comunidade portuguesa de detailers que é bastante conhecida, o detalhe.net. Como alguns igualmente saberão, o Detalhe/detailing é um conceito importado dos EUA que consiste na máxima perfeição no que diz respeito ao car care (há quem digas que os detailers são obsessivos pelo cuidado automóvel, o que até concordo). Além das técnicas usadas por nós (detailers), um dos principais pontos a ter em consideração são os produtos a serem utilizados. Todos nós passámos pela fase dos produtos de hipers e pelas técnicas normais, mas por termos passado essa fase sabemos que o detailing é um nivel sem qualquer tipo de comparação.

Bom a minha ideia era criar vários tópicos sobre os diversos tipos de tratamentos que se podem fazer nas várias áreas de um automóvel, no entanto o tempo que tenho tido disponível tem sido pouco... sad.png

Com se falou em jantes e pneus deixo aqui dois how-to's que criei há uns anos a fim de ajudar os novos detailers que mostram interesse em aprender mais, e partilho então aqui esses how-to's convosco. é um copy-past, e não foi aplicado num Lotus como é ainda minha intenção fazer, mas já dá para dar umas ideias. Peço é que leiam com atenção as diversas etapas.

Como o sistema está o Fórum está muito limitado quanto à colocação de imagens, vou ter de fazer vários posts espaçados de horas, isto caso não haja ninguém entretanto a responder, onde aí já poderei colocar novo post com fotos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Desta vez, e tal como o título diz, venho-vos falar sobre jantes, quer seja uma simples lavagem, como um polimento ou a selagem. As jantes bem lavadas fazem uma diferença brutal num automóvel. O meu Pai usava por vezes uma "técnica" de deserrasque quando precisava de um carro e não estava "apresentável", técnica essa que era apenas lavar as jantes sem lavar todo o carro, só o facto de as lavar o carro já parecia que estava limpo. smile.png

Antes de mais deixem-me mostrar-vos uma das jantes que ia ser alvo deste Detalhe:

Jantes01.JPG

Nesta altura nem estava muito má pelo que deixei uma outra jante ficar até num estado mais crítico para os processos serem mais simples de se observar. smile.png

De qualquer forma vou apresentar uma solução mista, que é a de lavar umas jantes com elas montadas e uma outra com as jantes desmontadas. :fixe

Lavagem

Exitem duas coisas fundamentais para a lavagem das jantes quando não estão Detalhadas/seladas: um produto específico de qualidade para jantes e um pincel/escovas para jantes. Caso o pincel tenha o rebordo metálico é obrigatório isolar a parte metálica com fita isoladora, pois caso assim não o seja inevitavelmente o metal irá roçar na jante e irá ricá-la...

Neste caso usei o Mothers All Wheel Cleaner (muito semelhante ao 1Z Wheel Cleaner mas sem os ácidos) como agente de limpeza e de acessórios usei um pincel macio de plástico utilizado para os pormenores, a Meguiars Versa-Angle Wheel Face Brush para uma limpeza geral e a Meguiars Ultra Safe Wheel Spoke Brush para a limpeza do interior das jantes:

Jantes02.JPG

Ora vamos lá então lavar uma jante correctamente smile.png

Para começarmos temos de borrifar o produto de jantes sobre as respectivas, aqui existe uma pequeno truque de poupança de produto wink.png. Dependendo do desenho das vossas jantes a aplicação pode ser de uma forma diferente. Caso sejam bastante abertas aconselho que o produto seja borrifado lateralmente, assim o produto que vai para os discos (logo desperdiçado) é muito mais reduzido:

Jantes03.JPG

Caso borrifasse de frente metade do produto ia para as jantes e a outra grande parte para os discos. Tentei ilustrar a situação sendo o que vai para as jantes a vermelho e a azul o que é despediçado:

Jantes04.JPG

Estudada a estratégia de aplicação, borrifamos toda a jante e aguardamos uns segundos (10/15 segundos) para que o produto faça ainda mais efeito:

Jantes05.JPG

Depois passamos com um pincel em todo ele. Neste caso preferi passar inicialmente com a escova da Meguiars, pois numa situação de uma jante Detalhada este acessório é o mais indicado wink.png:

Jantes06.JPG

Depois enxaguarmos de forma a retirar todo o produto sobre a jante.

Como neste caso grande parte do selante já tinha desaparecido, muita sujidade resistiu, coisa que não acontece quando perfeitamente selada:

Jantes07.JPG

Neste caso voltamos a aplicar um pouco mais de produto e com um pincel vamos a todos os recantos:

Jantes09.JPG

Jantes08.JPG

Não esquecer de limpar com mais minúcia o local das porcas:

Jantes10.JPG

Como também os rebordos junto aos pneus e a válvula de pressão de ar:

Jantes11.JPG

Após isto voltamos a enxaguar de novo:

Jantes12.JPG

Para muitos apenas assim está bom, mas nós Detalhistas vamos sempre mais além. biggrin.png Falta o interior da jante:

Jantes13.JPG

Como é perceptivel estas fotos foram tiradas antes de lavar por fora smile.png:

Jantes14.JPG

Para lavar o interior borrifamos com um produto de jantes e deixamos actuar mais uns 10/15 segundos:

Jantes15.JPG

Para nos ajudar nesta tarefa, sugiro que utilizem uma escova específica, neste caso utilizei a Meguiars Ultra Safe Wheel Spoke Brush, mas como a Meguiars acabou a produção dos seus acessórios têm como alternativa a Ez Detail Brush, que por sinal é bem melhor que a da Meguiars. :wink:

Retomando a lavagem smile.png, além de borrifarmos o produto de limpeza para o interior da jante, também o fazemos sobre a escova (para a fotografia tive de a pousar no chão, o que não é em nada aconselhável):

Jantes16.JPG

Depois colacamos a escova no interior da jante e começamos a escovar como movimentos perpendiculares (estejam preparados, pois nesta fase ficamos todos salpicados laugh.png)

Jantes17.JPG

E movimentos cisculares:

Jantes18.JPG

Como podem ver este conjunto de produto + escova é mesmo muito eficaz smile.png:

Jantes19.JPG

Uma vez mais temos só que enxaguar e secar com um pano de microfibras:

Jantes20.JPG

Jantes22_442062.JPG

E eis os resultados desta operação:

Jantes21.JPG

Em casos mais extremos temos de desmontar as jantes, pois devem estar num estado bem piores que esta, necessitando assim de um maior trabalho:

Jantes23.JPG

O princípio de limpeza é precisamente o mesmo, ou seja borrifar com um produto e começar a escovar. Neste caso usei o 1Z Wheel Cleaner:

Jantes24.JPG

Jantes25.JPG

Como é obvio muito irá por ficar, e acreditem que em casos de jantes que nunca levaram um tratamento a situação é bem pior:

Jantes26.JPG

O que temos a fazer é voltar a insistir e talvez usar uma escova com maior dureza. Este resultado já me satisfazia pois a sujidade superficial já tinha desaparecido por completo, no entanto ainda há mais a fazer wink.png:

Jantes27.JPG

Ainda há uns pontos que podem sair, se bem que eu sabia que muitos não vão sair, como por exemplo o que ficam no interior dos raios, quanto muito consigo reduzir a sua visibilidade:

Jantes28.JPG

Mas estes tinham que desparecer:

Jantes29.JPG

Nestes casos temos duas soluções, ou usarmos o Acrysol da Einszett:

Jantes30.JPG

Ou a pasta de jantes da Autosol:

Jantes33.JPG

No caso de optarmos por remover com Acrysol temos de borrifar ou de colocar um pouco sobre um aplicador de algodão e irmos ao encontro dos pontos de alcatrão. Mal aplicamos o Acrsyol este começa logo a agir:

Jantes31.JPG

Depois ou passamos com uma escova ou então com um aplicador de algodão (este último é o mais aconselhável :fixe):

Jantes32.JPG

No caso da pasta da Autosol, aplicamos um pouco sobre o aplicador de algodão:

Jantes34.JPG

E cobrimos todos os pontos que virmos:

Jantes35.JPG

Depois é só esfregarmos para trabalhar o produto:

Jantes36.JPG

Após removido a 100% o alcatrão temos apenas de remover o excesso com um pano de microfibras:

Jantes37.JPG

Posto esta limpeza profunda temos uma excelente base para.....polir.

(continuará)

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

OK, já posso colocar o resto em relação às jantes, depois seguem os pneus. smile.png

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Polimento

Exitem duas formas de o fazer e diversos produtos por onde escolher. smile.png Para fazer podemos optar ou por um polimento manual ou por um polimento mecânico. smile.png

Caso optemos por um polimento mecânico usamos a magnífica invenção da Mothers, a Power Ball! :fixe A Mothers dispõe já duas versões desta engenhoca, a Power Ball "tradicional" e a Mini Power Ball, esta última é a ideal para jantes raidas. Em relação ao polish de todos eles com o que me dou melhor e que gosto mais dos resultados é do IP:

Jantes38.JPG

Antes de mais, caso assim o prefiram podem descontaminar toda a superfície com uma clay bar wink.png Tarefa essa que não o fiz porque neste caso não achei necessário.

A ideia é montar a Power Ball num berbequim:

Jantes39.JPG

Aplicar o polish na Power Ball:

Jantes44.JPG

O ideal é aplicar por entre as tiras da respectiva:

Jantes45.JPG

E depois espalhamos o polish sobre a jante com o berbequim ainda parado, assim evitamos salpicos desnecessários:

Jantes46.JPG

Por fim apenas temos de ligar o berbequim inicialmente numa velocidade reduzida e depois vamos aumentando a velocidade até nos parecer que o polish está completamente quebrado. é perfeitamente natural que fiquem com a esponja preta, é sinal que está a cumprir a sua função wink.png:

Jantes47.JPG

Como é óbvio fazemos o polimento tanto por dentro como por fora:

Jantes50.JPG

De forma alguma estejam preocupados pelo facto de os pneus ficarem sujos de polish, pois facilmente estas marcas são removidas com Universal Cleaner ou APC.

No caso de prefiram um processo manual é aplicar um pouco de polish sobre um aplicador de algodão:

Jantes40.JPG

Espalhamos o polish sobre a superfície:

Jantes41.JPG

E trabalhar bem o produto com força moderada:

Jantes42.JPG

No final temos que remover o excesso que fica depositado indo a todos os recantos que nos for possivel chegar:

Jantes43.JPG

Jantes48.JPG

E temos uma jante polida biggrin.png. Pena que neste caso em específico se note pouco a potencialidade do polimento pois a textura destas jantes é enrrugada em vez das jantes lisas que são tradicionalmente utilizadas...

Jantes49.JPG

Agora que temos as jantes polidas falta-nos a "cereja no topo do bolo"... a selagem. smile.png

Selagem

A selagem nas jantes é muito importante porque além de um brilho extra irá também dar uma protecção surpreendente contra o ferodo e outros agentes, facilitando assim em muito as posteriores lavagens. smile.png

A loja disponibiliza dois selantes de jantes, a Detail Pride Wheel Glaze e o Poorboys Wheel Sealant, ambos de grande grande qualidade mas mesmo assim prefiro o selante da Poorboys, isto a sua remoção é muito mais simples. wink.png

Para a aplicação do selante podemos usar ou um aplicador de poliespuma ou então um aplicador de jantes o Finger Pocket:

Jantes51.JPG

O que temos de fazer é somente passar com o aplicador sobre o boião:

Jantes52.JPG

E depois passar sobre toda a jante:

Jantes53.JPG

Jantes54.JPG

Podemos remover de seguida mas é aconselhável esperarmos uns minutos antes de remover. Para a remoção usamos outro pano de microfibras:

Jantes55.JPG

E voilá, temos umas jantes prontas para fazerem centenas de quilómetros sem qualquer preocupação. biggrin.png:

Jantes56.JPG

Jantes57.JPG

Manutenções Regulares

Após uma jante bem selada todo o processo de lavagem é muito mais simples. Para as lavar os produtos de limpeza de jantes ficam na prateleira smile.png, pois apenas com um detergente de qualidade de carroçarias como por exemplo o Sonax. Para as lavar usamos a luva de lavagem ou um pincel (prefiro o pincel) e passamos por toda a jante para levantar a sujidade. No final é só enxaguar e repetir a operação se for necessário. Caso vejam a necessidade de usar um produto de jantes porque existe uma ou outra sujidade mais resistente ao detergente, usem o Einszett Wheel Cleaner versão USA, isto porque este produto tem muito menos poder de limpeza em relação aos outros e é excelente para usar numa jante selada. Caso utilizemos outros produtos de limpeza corremos o reisco de remover todo o selante... sad.png

Para lavar o interior das jantes é usar uma das tais escovas específicas que vos falei acima. wink.png

Cumprimentos,

P.S.: Tópico original em: http://www.detalhe.n...lagem-de-jantes

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

Oooops, tinha-me esquecido de colocar o dos pneus, bom aqui vai então. smile.png

-----------------------------------------------------------------------------------------

Os pneus, em simultâneo com a jantes, é um dos elementos que mais se suja num automóvel. Tal sujidade não é tão visivel porque estes são negros, o que ajuda em muito a disfarçar tanto os elementos que ficam agarrados com o rolar dos pneus como também do ferodo libertado durante as travagens. No entanto, um pneu limpo e devidamente condicionado dá um look fabuloso aos nossos carros em vez daquele acinzentado que se vê nos automóveis não Detalhados. smile.png

Esta é uma tarefa muito simples, talvez a que menos tempo nos consome quando comparado com Detalhes noutras áreas, no entanto acho que é igualmente interessante fazer um how to apenas para os pneus, que é mais vocacionado especialmente para os novos users. :fixe

Antes de qualquer outra coisa temos como é obvio de limpar os pneus em profundidade. Para isso podemos usar All Propose Cleaner, CarStar, Universal Cleaner, Mothers Tire and Rubber Cleaner, entre alguns outros. Para nos ajudar neste Detalhe convem termos connosco alguns acessórios, refiro-me a escovas.

Marcas como a Mothers e a Meguiars têm na sua lista de acessórios escovas especificamente desenhadas para a limpeza de pneus, geralmente são escovas que têm dois tipos de cerdas, sendo uma zona central mais rija e uma em redor mais macia, isto porque por um lado está a limpar convenientemente o pneu mas por outro as cerdas em redor não irão riscar as jantes. :wink: Podemos também usar uma escova de sapatos com as cerdas um pouco mais rijas tal como também escovas de dentes para limpar a zona do lettering. smile.png

No meu caso utilizei o Universal Cleaner da Einszett e a Meguiars Versa Angle Tire Brush smile.png:

Pneus01.JPG

Para iniciarmos o trabalho temos apenas de borrifar de uma forma homogénia o Universal Cleaner sobre o pneu:

Pneus02.JPG

é impressionante, mas mal o Universal Cleaner entra em contacto com a borracha suja, este começa logo a actuar, mudando para uma cor acastanhada. Mesmo assim, deixamos o produto actuar uns 10/20 segundos:

Pneus03.JPG

Depois é esfregar com a escova:

Pneus04.JPG

é conveniente que escovemos o pneu nos vários sentidos para que não permaneça sujidade nas estrias lateriais. Este é o aspecto do pneu após bem escovado:

Pneus05.JPG

Pneus06.JPG

Nunca é de mais, aliás, é bem conveniente, que se faça uma segunda limpeza para remover mais qualquer coisa. wink.png

Após bem escovado só temos que enxaguar:

Pneus07.JPG

Tendo os pneus bem limpos resta-nos condicionar para um maior embelezamento e para um aspecto de novo. smile.png O condicionador deve ser aplicado com os pneus totalmente secos para uma aderência perfeita, aconselho que após o condicionamento estes não apanhem água durante um dia. Já agora de referir que o condiconador não é somente um produto de cosmética, mas também um produto que hidrata a borracha dos pneus, mantendo as paredes laterais sempre em bom estado e sem fissuras (causadas pela borracha ressequida).

Existem na loja diversos condicionadores específicos para pneus/borracha, uns com mais brilho outros com menos, mas isto cabe a cada um decidir o aspecto que gosta mais. wink.png Para a aplicação do condicionador devemos usar uma esponja.

Neste caso usei o fabuloso Mothers Reflections Advanced Tire Care e a aplicação foi feita com um aplicador de pneus:

Pneus08.JPG

Neste tipo de casos prefiro borrifar o produto sobre a esponja e afastado do carro, pois assim não corremos o risco de na pintura ficarmos com uma camada de overspray (neste caso, e como foi para a foto, simulei a situação sobre a capota):

Pneus09.JPG

Depois é só passar com o aplicador sobre o pneu, não esquecendo de dar especial atenção às estrias laterais e aos rebordos junto às jantes:

Pneus10.JPG

Como o pneu está assente sobre o chão, irá haver uma zona que não irá poder ser condicionada facilmente. Para isso deixamos descair o carro uns centimetros. Como podem ver, a respectiva secção não condicionada ainda é grande:

Pneus11.JPG

Existe quem prefira remover o excesso de produto passado umas horas e quem prefira deixá-lo lá na integra. Eu faço parte dos que gosta de deixar tudo sem remover, pois após bem seco não irá haver o risco de projecção de produto sobre o carro. Para isso geralmente aplico o condicionador à noite tendo assim a noite inteira para secar. smile.png

Após todo este trabalho temos os pneus perfeitos para rolar algumas centenas de quilometros sempre com o mesmo aspecto:

Pneus12.JPG

Pneus13.JPG

Neste caso o Mothers ainda está húmido, mas quando seco fica soberbo:

Pneus14.JPG

Devem fazer o condicionamento sempre que virem que é necessário, antes do condicionamento deve-se sempre fazer uma nova limpeza dos pneus. Nestes casos, aconselho o uso do Mothers Tire & Rubber Cleaner:

Pneus15.JPG

Digo isto porque este Mothers é mais fraco do que o Universal Cleaner, APC, etc. Deste modo iremos apenas limpar o que é necessário, deixando os pneus com uma superfície muito boa. :fixe

Já agora deixo aqui fotos do mesmo pneu mas já com um dia de cura e já com 30 quilómetros percorridos:

EPSN0813.JPG

EPSN0815.JPG

EPSN0818.JPG

Tópico original em: http://www.detalhe.n...mento-dos-pneus

Espero que o how to venha a ser útil,

Cumprimentos,

Um bom Natal para todos!!! biggrin.pngwink.png

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.