Web
Analytics Made Easy - Statcounter
Corrosão! - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

Corrosão!


FlyPT

Recommended Posts

Olá,

Para quem tem carros com chassis em alumínio, vejam este post!

Está no forum dos VX220 e já vem do S E L O C.

Para nossa segurança, convém verificarmos os nossos carros.

Cumprimentos,

Pedro Antunes

Aqui no forum temos que escrever S E L O C com espaços, porque senão vai aparecer escrito jardim infantil tongue.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 8
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hum, pois... Vejamos, é uma zona desprotegida obviamente, está sujeita não só a torções mas também aos fatores ambienteis visto ser ao descoberto.

Obviamente que será de esperar algum desgaste em termos de protecção, mas será assim tao agressivo em todos os casos?

Eu falo por mim, é um zona que ate recentemente analisei e pareceu-me bem, até da ultima vez levou uma "forradela" valente de WD-40, e o meu carro tem quase 12 anos...

Não so um grande entendido nestes materiais, contudo o que vimos pode ser mesmo resultado de fortes maus tratos ambientais em factores mais extremos, que achas pedro?

Sw pensarmos no caso dos Europas, epa, são carros com no máximo 5 ou 6 anos...será um pouco prematuro não?

Edited by Ruben Almeida
Link to comment
Share on other sites

Ruben,

Envio aqui um link onde podes ver todos os tipos de corrosão que podem afectar o alumínio e as formas de as evitar.

>>> Corrosão do aluminio <<<

No post acima indicado, eles referem-se à corrosão provocada por efeitos galvânicos, ou seja, se tiveres dois metais diferentes com uma ligação electrolítica, a corrente ao atravessar os metais vai corroer um deles, o que se comportar como ânodo e irá preservar o cátodo. Isto acontece por exemplo nos termo-acumuladores em que são colocados ânodos de cobre para evitar a corrosão dos depósitos.

No caso dos Lotus, tens dois materiais, o alumínio e o aço.

Para servir de ligação electrolitica, tens a humidade ou água que se pode acumular nessa zona, agravada pelo sal que é usado nas estradas com neve, especialmente nos países mais frios.

Apesar de existir um isolamento entre as anilhas de aço e o alumínio (que até pode estar danificado em alguns casos agravando a situação), a corrente pode existir na mesma sempre que exista a ligação electrolítica.

Penso que nos casos apresentados, existem ali vários tipos de corrosão.

Na minha opinião, o que se verifica ali com mais incidência é o "pitting".

O efeito picado do alumínio é típico do "pitting" que é provocado por soluções salinas que ficam na superfície do alumínio.

O melhor será, especialmente para os carros importados de países onde se use o sal nas estradas, efectuar uma boa lavagem para remover todo o sal.

Aplicar outros produtos pode não ser aconselhável pois estes em vez de ajudar, podem piorar a situação, provocando a tal ponte electrolítica. Penso que não é o caso do WD40.

O discurso já vai longo.

Para quem pensa importar um carro, verifique sempre o alumínio nestes pontos pois os ingleses andam com os carros todo o ano, faça chuva, sol ou neve!

Cumprimentos,

Pedro Antunes

Edited by FlyPT
Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Realmente pelo pesquisei depois o factor que apontam como mais condutor é mesmo o contato com o sal.

As tantas e pelo que vejo nas fotos, a propria resina usada para fixar a peça deveria servir para evitar o contato da mesma no chassis.

è um bom alerta para irmos todos passar a pente fino a estrutura em questão.

Obrigado!

Cumps

Rúben Almeida

Link to comment
Share on other sites

Fico sempre preocupado com este tipo de coisas... Acho que na altura em que fiz a conversão limpei bem essa zona, mas numa próxima vez que faça uma manutenção de limpeza (no Verão) volto novamente a limpar bem os suportes. Não me apetece nada ficar com um useless Elise. E esse Elise onde aconteceu isso, é precisamente da mesma época de fabrico do meu Elise.

Um abraço,

Edited by migueldefender
Link to comment
Share on other sites

Olá.

Por esta corrosão apenas o chassis não ficará inutilizado. Teremos apenas de fazer novas ancoragens e inventar uma forma de as colocar no chassis novamente. Mas estamos longe de ter um chassis inutilizado.

1 abraço

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.