Web
Analytics Made Easy - Statcounter
Inspecção automóvel - Events - TLF - Totally Lotus Jump to content


IGNORED

Inspecção automóvel


FlyPT

Recommended Posts

Olá,

Lá fui eu à inspecção, estava na altura!

Correu tudo bem, até ao momento em que era necessário verificar o número de chassis...

Onde estará?

O técnico que por acaso foi o mesmo que fez a ultima inspecção acabou por me dizer que não sabia onde era a identificação do chassis e que na ultima inspecção ignorou esse item.

Eu que pensei que ele sabia pois já tinha inspeccionado o carro da ultima vez nem sequer me preocupei em saber e na verdade nem eu próprio sabia.

A solução encontrada foi ligar para a Opel...

Pior ainda, não faziam ideia qual era o carro e se não era nos locais normais só podia ser um carro modificado.

Lá tive que ir ver na net onde era e voltar ao centro.

No meio desta confusão e do espectáculo de contorcionismo que o técnico deu a entrar e sair do carro, lá passei hora e meia no centro de inspecções.

Mas foi divertido! Até nisto estes carros são um gozo!

PS: Já agora sabem onde fica o número de chassis nos vossos? Penso que para os Lotus o problema não deve ser grande agora quem tem Opel, prepare-se, pois nem a marca sabe!

Edited by FlyPT
Link to comment
Share on other sites

Para os Elises está identificado para o S1 e S2 e se o inspectores fossem gajos inteligentes usavam a placa que está no vidro mas preferem ignorar esta informação com o argumento de que pode ser modificada. Em Inglaterra, um país civilizado, usam esta informação no MOT

Rui Pedro Coelho

Link to comment
Share on other sites

Os Elises S1 têm o numero gravado no chassis atrás do lado direito. Está atrás da roda. É só usar uma lanterna e job done.

O meu não tem informação no vidro, mas sim num autocolante, que inclui codigo de barras com informação do carro, dentro do compartimento técnico à frente. Claro que nas inspecções nunca serve, pois alegam que sendo um autocolante, é passível de ser alterado.

1 abraço

Link to comment
Share on other sites

Qualquer Lotus Elise S1 é obrigatório ter o número de chassis gravado na cave de roda traseira direita e o autocolante com as caracteristicas do carro colado no compartimento técnico à frente (os S2 e Opel seguem as mesmas regras nos sitios próprios).

Esta orientação cumpre as regras europeias de finais da década de 90 até hoje, situação que se pode verificar em qualquer carro construido de então para cá, em que existe o número do chassis gravado algures no carro e um autocolante identificativo das característivas desse veículo, que não pode ser retirado de forma alguma (normalmente colado num dos pilares das portas ou no compartimento motor).

Quanto à "seca" que estes carros levam nos centros de inspecções é tudo normal e faz parte das praxes da sua posse.

Os inspectores dos IPO estão fartos de ver electrodomésticos e ficam todos contentes por terem carros a sério à sua frente.

Então toca de fazer tudo para terem as nossas beldades o máximo de tempo possível à frente dos olhos.

Nada de mais natural e compreensível.

Link to comment
Share on other sites

No caso do Opel, o nº de série está como disse o Rúben, gravado no chassis, na cava da roda da frente direita e um autocolante no pilar da porta do condutor.

É como diz o aagmsilva, tudo serve para demorar mais um pouco no centro de inspecção.

A inspecção correu bem como disse, por estar tudo bem com o carro, agora com os técnicos, o que mais me chateou, foi quando ao testar os amortecedores traseiros, o técnico foi interpolado por um colega e sai do carro deixando a porta aberta com o carro ainda a saltar! :rant:

É o pais que temos...

Link to comment
Share on other sites

Por norma faço a inspecção no centro do Parque Industrial do Porto e é sempre a despachar.

Quando foi da legalização, o técnico depois de ver o número de chassi, quis verificar o número de motor, mas como nos K-series está muito escondido, disse-me "vamos acreditar que o motor é o correcto!".

O triângulo e o colete são dispensáveis, mas o mais giro é quando vão espreitar por baixo a ver se há fugas de óleo...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Boas, sou recém chegado ao Fórum e tenho já um problema em mãos, o meu Elise S2 chumbou na inspeção devido ao alto teor de CO/lambda, ou o CO está alto e o valor Lambda ok, ou então o oposto, as alterações que tenho são Pipercams e Emerald, agora vem a questão, não tenho maneira de ler os erros porque não tenho o software da centralina.

Existe alguém, que me possa ajudar, agradeço imenso, já estou um pouco desesperado.

Abraço,

Pedro Garcia

Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro Garcia.

 

Antes de tudo verifica o estado do catalisador, mesmo que o tenhas de retirar do carro para inspecionar em mãos.

Ás vezes encontram-se grandes surpresas.

Já tive conhecimento de pessoas que tiveram o mesmo problema e vieram a constatar que o "miolo" do catalisador tinha "desaparecido".

 

Dispõe e abraço.

Link to comment
Share on other sites

Albino parece que é bruxo, como sou maçarico, desmontei os resguardos de alumínio e o que encontrei foi o bypass directo para andar em pista, pelo menos as sondas lambda existem, já não é mau.

Agora próximo passo aonde comprar o catalisador, net? através dos sites da Lotus spare parts ou existe alguma casa pela zona de Lisboa.

Cumprimentos e obrigado.

 

Nota: As fotos da máquina ficam para em breve, tenho o carro em cima de cavaletes para desempenar as jantes.

Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro

 

Só vi agora o teu feedback.

Tinha quase a certeza no que tu ias encontrar (ou não encontrar), mas se já tens o bypass melhor, podes andar com ou sem ele como entenderes melhor (eu acho melhor sem pois o Lotus ronca mais).

Para comprar o catalisador penso que não encontrará melhores preços do que no Ebay.co.uk pois existem aos montes (novos pois pelos preço não vale a pena comprar usados)

Também podes tentar na SJSportscar, RimmerBros, na EliseParts e na EliseShop, etc, conforme preço e custo de transporte.

Como o teu motor é Rover K Series esses catalisadores também poderão ser encontrados em casas nacionais de venda de material Rover, MG e mesmo Land Rover - Freelander, pois este catalisador é idêntico para todos os motores 1.8 litros a gasolina (às vezes aparecem a bons preços pois anda tudo a saldar estes stocks).

A qualidade para mim é irrelevante pois interessa é passar as IPO anuais.

Depois é montar ou não no Elise conforme a conveniência, pois o que custa é tirar os resguardos de alumínio.

 

Abraço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Albino mais uma vez obrigado pela dica da compra, tenho um amigo meu com um Elise S2, que vai-me arranjar um cat, ele tem algumas spare parts e dá para eu ir à inspeção, realmente a única coisa trabalhosa é os resguardos. 

Entretanto já montei hoje as rodas devidamente desempenadas e calibradas,vamos amanhã experimentar a condução.

 

Abraço e obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Pedro ainda bem que o problema está ultrapassado.

 

Aproveito para te fazer umas perguntas sobre os upgrades do motor do teu Lotus.

 

Como referes que tem umas Pipercams e uma Emerald qual a experiencia que tiras desse material.

 

Sei que não é fácil responder pois terias que ter uma referencia de origem, de qualquer modo podes sempre dar umas luzes sobre a potencia e desempenho atual face aos números de origem.

 

Por referencia ao teu motor K ser o 1.8 16 válvulas "normal" ou uma das versões VVC.

 

Abraço e obrigado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Albino, o meu é o 1.8 normal neste momento debita 170cv, aquilo que noto é um motor sem picos completamente redondo, a ajudar às Pipercams as engrenagens de comando tb estão alteradas, agora gostava de arranjar um portátil com Windows XP, para correr o programa da centralina para ver a parametrização, visto que já tenho o cabo e software da Emerald, importante é se calhar o mais importante de tudo o termostato foi troca por um com abertura mais rápida de maneira a não fritar a cabeça, de igual modo a junta da cabeça é diferente para aguentar a carga térmica.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pedro obrigado pelas respostas.

 

Realmente são números mesmo muito impressionantes.

 

O teu motor deve ter sido bem "trabalhado" a nível da cabeça e por quem sabia o que estava a fazer e nisso os brits não brincam às casinhas nem ao faz de conta.

 

Não tens referências das pipercams que estão no motor.

 

Pergunto porque existem várias qualidades quer para o motor normal como para o vvc.

 

Quando falas em engrenagens de comando estás a falar nas polias reguláveis das árvores de cames?

 

Para o arrefecimento do motor se ainda não tens no teu Elise deves montar um PRRT para ficares completamente descansado.

 

Tenho isso montado no meu Lotus e é do melhor, o carro demora mais um km a atingir a temperatura normal de funcionamento mas depois a temperatura nunca atinge valores perigosos.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pedro desculpa as minhas perguntas mas o teu Lotus K engine deve ser dos poucos em Portugal que tem esse nível de preparação e de upgrades, daí a utilidade dos teus dados e referencias para os membros aqui do Club.

 

A ver se eu e outros membros seguimos o mesmo caminho.

 

PS: O mal é sempre o mesmo o carcanhol, pois a preparação do teu motor para esse nível deve andar perto dos € 2.000, se não ultrapassar em tempo de programação personalizada da Emerald e trabalho na cabeça do motor.

 

Se puderes meter aqui uma fotos do teu motor era excelente.

Edited by aagmsilva
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Albino, sendo assim o carro tem uma polias reguláveis, pipercams 270, cabeça do VVC as válvulas tb são diferentes para deixar entra mais ar para as camaras de combustão, tem a ECU da Emerald com o adaptador para a cablagem de origem.

Em relação as fotos, deve haver um truque porque as fotos tem definição a mais e o site não consegue carregar.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pedro vi logo que o teu motor tem mãos de profissional.

 

A cabeça do VVC é das melhores para ser trabalhada pois já tem de origem as válvulas de maior diâmetro de todos os K engine tirando os motores VHPD (Motorsport de 190 cv), deixando entrar uma muito maior quantidade de ar nos cilindros e podendo ainda ser trabalhada pera levar válvulas ainda maiores, com resultados sempre a acompanhar.

 

São um bocado caras de trabalhar pois precisam do kit de tampas para eliminar o sistema VVC, as cames também são especiais, podendo ainda ter levado touches fixas (não hidráulicas).

 

Se somares isso às polias Piper reguláveis, ao gas-flowing da cabeça, à Emeral, à programação e mais uns pós já podes calcular o custo disso tido.

 

Parabéns pela máquina.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking " I Accept ", you consent to our use of cookies. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.