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Speedster 2.2


joaoserra

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Aceite o desafio do Nuno, vou deixar aqui umas fotografias do Speedster  :B) 

À cerca de 3 anos decidi comprar um lotus, desde então comecei a poupar o máximo que consegui. Quando vi o speedster não resisti a fazer um test drive e não consegui sair do stand sem o carro.  :P

 

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Caro  amigo bem vindo ao club.... 

 

A Opel já tinha feito uma parceria há uns anos atrás com a Lotus, creio que a base era um ASTRA, mas não teve um grande sucesso.

 

Quando a Opel decidiu "copiar" o ELISE, teve talvez mais sucesso, porque já não tinha carros próprios com características desportivas tão marcadas. Teve o Calibra 4x4  Turbo Irmscher fabricado praticamente em pequena série (2.000 exemplares?).

 

Desejo-lhe muito prazer com o seu novo "companheiro" e quando tiver ocasião dê uma volta num Elise, de preferencia num Exige (esse era o meu sonho...mas não o homologaram na Suíça enquanto lá estive)

 

Abraço e bons passeios

 

João Hipólito

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Caro João Hipólito, apenas uma pequena correcção se me permite.

O Speedster não nasceu como uma cópia do Elise no sentido de que a Opel não desenvolveu o carro depois de ter visto o sucesso do Elise. De facto o já desenvolvido Lotus Elise Série 1 não podia continuar a ser produzido para além do ano 2000, devido a novas normas europeias de segurança e a Lotus precisava de um parceiro de desenvolvimento para suportar o investimento. De resto o Speedster nasceu como mais um Lotus e internamente é conhecido pelo número de código Type 116, atribuído pela Lotus. O design do Lotus Elise S2 / Opel Speedster foi baseado no chassis Eliss, modificado para aceitar um motor General Motors no lugar do motor Rover utilizado pelo primeiro Elise.

 

Mas nos pormenores se nota a diferença entre um fabricante de desportivos e um fabricante de carros em grande série. O Elise S2 foi projectado pela Lotus para ter rodas dianteiras de 16 polegadas e rodas traseiras de 17 polegadas. A Opel decidiu montar rodas de 17 polegadas na dianteira e traseira do Speedster por razões estéticas, o que reduziu o desempenho do carro. Estética versus performance? Nunca num verdadeiro Lotus.

Rui Pedro Coelho

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Olá a todos.

 

Sempre a aprender.

Desconhecia de todo os dados referidos pelo Rui sobre os Elise S2 / Speedster.

Sabia que o último era uma cópia chassis/suspensão do primeiro embora equipado com motor Opel, desconhecendo os tais pormenores que muitas vezes fazem a diferença.

Por último mais uma pergunta ao Rui.

A necessidade de evolução/produção dos Elises da 1ª para a 2ª série deveu-se apenas a questões de motorização ou envolveu outros pormenores e especificações?

Que normas de segurança europeias forçaram a alteração do chassis do 1º Elise?

Pergunto isto pois se há coisa que não falta num Elise, seja ele qual for, é precisamente a segurança, pois o chassis/travões/suspensão são muito muito acima da média.

E a eficácia destes componentes é que realmente fazem a diferença, não os airbags, os ABS ou outros controlos eletrónicos que poluem as especificações técnicas da indústria automóvel atual.

 

Obrigado pelas respostas.

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Olá pessoal!

Obrigado João Hipólito. Até agora a experiência está a ser tão rica que chega a ser overwhelming, ainda estou a ambientar me ao carro e às suas caracteristicas. Já aprendi que ao entrar nas curvas fecho-as com muita força e demasiado cedo e que travo muito antes das curvas...  :wallbash:

 

Albino, O Elise S1 deixou de poder ser produzido por o chassis não passar nas novas normas de crash sustainability.

 

Tal como diz na wikipedia : "The Series 1 was unable to be produced beyond the 2000 model production year due to new European crash sustainability regulations, so Lotus needed a development partner to meet the investment requirement. General Motors offered to partner/fund the project, in return for a badged and GM-engined version of the car for their European brands, Opel and Vauxhall.

The Series 2 Elise, announced on October 9, 2000, was a redesigned Series 1 using a slightly modified version of the Series 1 chassis to meet the new regulations, and the same K-series engine with a brand new Lotus-developed ECU. The design of the body paid homage to the earlier M250 concept, and was the first Lotus to be designed by computer.

Both the Series 2 Elise and the Opel Speedster/Vauxhall VX220 were built on the same production line, in a newer facility at Hethel. Both cars shared many parts, including the chassis, although they have different drive-trains and power-plants. The VX220 carried the Lotus internal model identification Lotus 116, with the code name Skipton for the launch 2.2N/A version andTornado for the 2004 introduced 2.0 L Turbo. Fitted with 17 inch over the Elise's 16 inch front wheels, the Vauxhall/Opel version ceased production in late 2005."

Aproveito também para dizer que no Elise com k-series, apenas a ECU foi desenvolvida pela Lotus e o resto do motor ficou a cargo da Rover, enquanto que no Speedster/vx220 o motor da opel foi todo revisto pela Lotus.  :thumbup:
  

 

Link na wikipedia: "The normally aspirated version used an Opel Astra all aluminium alloy 2.2 L Z22SE engine giving 108 kW (147 PS; 145 bhp) in a car weighing 870 kg (1,918 lb) — originally designed for Opel by Lotus, it arguably gives the Speedster more mechanical Lotus content than the Elise."

Edited by joaoserra
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  • 3 weeks later...

Eu fico espantado com as coisas que aprendo aqui no Fórum e sobretudo com os conhecimentos extraordinários do Rui.

 

Terá sido essa a razão porque quando na Suíça comprei o meu S1 e quis comprar a versão de 190 CV, ela não estava homologada e tive que ficar pelo que tenho?..

 

Depois da experiências que tive, vou mudar de oficina, mas agradeço ao Rui a indicação que me mandou para repor as placas de protecção do fundo do meu Elisa S1.

 

Essas peças estarão disponíveis na net?

 

Tenho sempre receio que me aconteça de novo o que me aconteceu já: paguei ao meu antigo garagista para mandar vir um hardtop e ele nunca chegou cá...

 

Com ele o carro passava sempre na inspecção, espero que continue a passar.

 

Apesar de me terem colocado uns "botões suplementares" na capota, não há nada a fazer... quando chove há sempre uma gotas a pingar  mais ou menos abundantemente. Não sei se com o hardtop acontece o mesmo, mas não devia penso eu...

 

Já agora se o virem passar, o meu é um 02-47-ZI, mas é de 1999  e agora estou proibido em breve de ir para o trabalho (sou professor na Universidade Autónoma de Lisboa, que fica no cruzamento das Ruas de Santa Marta e Alexandre Herculano), porque a CML decidiu proibir que os carros anteriores a 2000 circulem na Avenida da Liberdade e na Rua Alexandre Herculano em Lisboa.

 

Qualquer dia vou tentar fazê-lo passar por um Vintage Car, porque parece que para esse há uma excepção...

 

Bons passeios

 

João Hipólito

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Olá João

 

O Elise S1 é muito bom em matéria de soft-top.

Estou convencido que se o ST que pagou, e não lhe chegou às mãos, realmente fosse montado no Lotus este ficaria como novo e sem fugas de água para o interior.

Quanto à versão de 190 cv que o João pretendia comprar é só fazer o upgrade do material necessário e instalar tudo o que for preciso, pois peças não faltam.

Com todos esses upgrades de motor e mais alguns de travões/suspensão/caixa/etc, o Elise fica exactamente igual ao de série, (tirando as performances).

Sobre o assunto das limitações de trânsito na cidade de Lisboa, seja para que carros forem, é mais um disparate dos políticos que nos governam, uma medida própria de um idiota que não sabe fazer nada e que segue exemplos de outros países, sem qualquer originalidade, sentido prático e até de forma irresponsável para a realidade de Portugal.

 

Cumprimentos

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